Foto Joiarte

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Foto Joiarte

Detalhes do registo

Informação não tratada arquivisticamente.

Nível de descrição

Subcoleção   Subcoleção

Código de referência

PT/AMMRA/FEF-FJ

Tipo de título

Formal

Título

Foto Joiarte

Datas de produção

1957  a  1983 

Dimensão e suporte

48 exemplares em suporte papel

História administrativa/biográfica/familiar

O estúdio Foto Joiarte foi fundado por José Carvalho, fotógrafo oriundo da zona de Lisboa que deu assim continuidade a uma geração de fotógrafos, uma vez que seu pai também exerceu a atividade. Teve o primeiro estúdio instalado na Rua da Oliveira,53 passando para a Rua Serpa Pinto em Abril de 1960. A primeira referência ao estúdio de fotografia remonta a Setembro de 1957, num anúncio publicado no Jornal de Moura, podendo ser esta a data da sua fundação. A atividade foi continuada por seu filho Mário Horácio dos Santos Carvalho, desconhecendo-se no entanto a altura em que cessou atividade. Para além das fotografias tipo passe, realizou para a Câmara Municipal de Moura vários trabalhos fotográficos, dos quais o ultimo poderá ter sido sobre A Fonte da Telha realizado em 1983, a este Estúdio se devem também algumas das mais significativas reportagens fotográficas sobre Moura, encomendadas pela Comissão Municipal de Turismo com a qual colaborou durante dez anos entre 1958 e 1968, das sete encomendas realizadas durante este período, devemos dar especial destaque aos trabalhos fotográficos sobre os Edifícios e locais da Vila de Moura e à reportagem das Ruas e Janelas Floridas.Nota ao campo História Administrativa/biográfica/Familiar: História Administrativa/biográfica/Familiar elaborada por José Francisco Finha (CMMRA) com recurso às seguintes fontes e bibliografia:- Jornal de Moura, 1954-1962;- Livro de registo/ ordem de pagamento - Comissão Municipal de Turismo do Concelho de Moura 1958 a 1962;- Livro de Registo de Autorização de pagamento – Comissão Municipal de Turismo do Concelho de Moura 1963/1964;- Livro de Registo de Autorização de pagamento – Comissão Municipal de Turismo do Concelho de Moura 1965/1968.

Localidade

Funções, ocupações e atividades

Fotografo

Âmbito e conteúdo

Sub Coleção de imagens que permaneceram no espólio da autarquia, oriundas de encomendas realizadas através da Comissão Municipal de Turismo para propaganda turística e pela câmara, relativas a espaços, locais e monumentos da Vila de Moura.

Sistema de organização

Constituído por cinco séries correspondentes a vários trabalhos e reportagens fotográficas efetuadas pela Foto Joiarte em Moura. As fotografias foram ordenadas numericamente dentro de cada uma das séries.

Condições de acesso

Acessibilidade sem restrições às cópias em suporte digital. Acesso condicionado aos originais.

Características físicas e requisitos técnicos

Exemplares em bom estado de conservação.

Instrumentos de pesquisa

Pesquisa disponível no sitio Web do Arquivo Municipal de Moura e no Portal Português dos Arquivos

Nº visualizações

991

Data de publicação

12/05/2021 15:05:16