Cine-Clube de Moura

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Cine-Clube de Moura

Detalhes do registo

Informação não tratada arquivisticamente.

Nível de descrição

Fundo   Fundo

Código de referência

PT/AMMRA/CCM

Tipo de título

Formal

Título

Cine-Clube de Moura

Datas de produção

1959  a  1976 

Dimensão e suporte

7 cxs. - papel

Extensões

4 Livros
90 Maços

Entidade detentora

Arquivo Municipal de Moura.

História administrativa/biográfica/familiar

O Cine-Clube de Moura foi fundado em 28 de Fevereiro de 1959. Foram seus fundadores os seguintes indivíduos: António dos Santos Rocha; António Moreira Ganhão; Carlos de Araújo; Domingos Janeirinho; Francisco Duarte Costa Pinto; João Francisco Lopes de Carvalho; José da Cruz Fialho; José Joaquim Frasquilho; José Miguel Farinha e Raúl Mateus da Silva. A sede da associação funcionou no 1º andar do n.º 22, da rua Conselheiro Augusto de Castro, em Moura. Os seus estatutos foram aprovados por despacho do Secretário Nacional da Informação em 4 de Agosto de 1959. Neles se podia ler que o Cine-Clube tinha como objetivos o desenvolvimento do interesse dos sócios pela arte cinematográfica, mediante a exibição de filmes escolhidos, acompanhados de comentário oral ou feito em programas impressos, e outros processos de estudo e divulgação dos aspetos técnicos, históricos, culturais e artísticos do cinema. A 4 de Maio de 1959, o Cine Teatro Caridade foi palco da 1ª sessão de cinema, sendo exibido o filme «As noites de Cabíria», do realizador Frederico Fellini. Foram dezassete anos de vida, ao longo dos quais foram organizadas 185 sessões de cinema. Com a exibição de «O Quarto Privado», de Bernard Girard, a 27 de Maio de 1976, terminava a atividade do Cine-Clube de Moura. Pelo seu empenho e dedicação ao clube, destacaram-se entre outros António Manuel Grazina Lampreia, Eng. Armando Lopes de Almeida Manso, Dr. Domingos Janeirinho, José Francisco Valente Figueira. A Álvaro Gomes Fialho ficaram a dever-se os linóleos que ilustravam os programas de sessões cinematográficas organizadas pelo Cine-Clube de Moura.História Administrativa elaborada por Octávio Patrício (Cm Moura), com recurso á documentação que constitui o Fundo e à seguinte Publicação:-CORREIA, José António de Oliveira, Cine-Clube de Moura - Breve Historial, Câmara Municipal de Moura, Moura, 1995.

Localidade

Estatuto legal

Organismo Privado.

História custodial e arquivística

Depois de finalizar a atividade do Cine-Clube de Moura, a documentação manteve-se durante cerca de duas décadas na posse dos Srs. José Francisco Valente Figueira e Eng. Armando Lopes de Almeida Manso. Terá sido entregue por estes senhores à Câmara Municipal de Moura, em 1994 ou 1995, desconhecendo-se qualquer registo escrito que testemunhe o acto.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Doação

Âmbito e conteúdo

Conjunto de documentação produzida e recebida pelo Cine-Clube de Moura, no decorrer da sua actividade enquanto associação dedicada à divulgação do cinema. Inclui correspondência trocada com entidades diversas, destacando-se a trocada com outros cine-clubes (1957-1970). Está presente alguma documentação relacionada com a gestão financeira do Clube (1959-1961). Também em destaque estão os programas das sessões de cinema organizadas pelo Cine-clube de Moura (1959-1976), e programas recebidos de outros cine-clubes (1957-1980).

Ingressos adicionais

Por se tratar de um fundo fechado, não estão previstos novos ingressos de documentação.

Sistema de organização

Organização segundo critérios orgânico-funcionais e ordenação cronológica dentro das séries e subséries.

Condições de acesso

Comunicável, exceto a documentação que contenha dados pessoais, aplicando-se nessa situação, o estipulado no n.º 2 e 3, do artigo 17º, do Decreto -lei 16/93, de 23 de Janeiro (Regime Geral dos Arquivos e do Património Arquivístico).

Condições de reprodução

Reprodução condicionada a parecer do responsável técnico pelo Arquivo Municipal, o qual terá em consideração a legislação em vigor e o estado de conservação dos documentos a reproduzir.

Idioma e escrita

Português, Francês e Italiano.

Instrumentos de pesquisa

- Quadro de classificação e inventário.- Pesquisa disponível no sítio Web do Arquivo Municipal de Moura (https://arquivo.cm-moura.pt/ ) e no Portal Português dos Arquivos (https://portal.arquivos.pt/).

Notas de publicação

Referência bibliográficaCORREIA, José António de Oliveira, Cine-Clube de Moura - Breve Historial, Moura, C. M. Moura, 1995.

Nº visualizações

1310

Data de publicação

24/06/2021 16:13:09