Carta de Foral da Vila de Moura.
Informação não tratada arquivisticamente.
Nível de descrição
Documento composto
Código de referência
PT/MMRA/CMMRA/A/00001
Tipo de título
Formal
Título
Carta de Foral da Vila de Moura.
Datas de produção
1512-06-01
a
1515-11-25
Dimensão e suporte
1 livro (28 fólios - 260mmx190mm + 4 fólios - 225mmx162mm) - pergaminho
Âmbito e conteúdo
Foral de «leitura nova», concedido por D. Manuel à vila de Moura a 1 de junho de 1512. Inclui para além do texto do foral, que se desenvolve por 21 fólios, o auto de publicação do documento na Câmara de Moura (1515-05-12).O índice do foral é antecedido de um texto em latim que, ocupando cerca de um fólio e meio, transcreve pequenos excertos dos evangelhos do novo testamento.Em aditamento ao foral e previsto no texto do mesmo, surgem-nos mais quatro documentos:O primeiro, um traslado do «regimento do lauzell», feito em Badajoz, que mais não era que um documento onde se estipulavam as portagens e aduana que os castelhanos haviam de pagar ao introduzirem e comercializarem mercadorias na vila de Moura(s.d.).O segundo, um auto de exame e diligência feito pelo juiz de fora e vereadores acerca dos preços que haveriam de pagar as pessoas e cargas na passagem da barca do Guadiana (1515-10-29). O terceiro, um auto de vereação onde se assentaram os preços que se haviam de cobrar pela passagem do batel do Ardila (1515-11-20). Por último, um auto de pregão dos preços e condições assentes nos dois documentos imediatamente atrás referidos (1515-11-25).
Condições de reprodução
As constantes no Guia do Utente do Arquivo Municipal, prevendo-se algumas restrições relacionadas com o estado de conservação dos documentos e o fim a que se destina a reprodução. A reprodução de documentos está sujeita ao pagamento de taxas, constantes da tabela de taxas aprovada pelo Município de Moura. A reprodução para publicação está sujeita a autorização do Sr. Presidente da Câmara Municipal de Moura.
Cota descritiva
CMMRA/A/dc00001/CFR.
Idioma e escrita
Latim e português
Características físicas e requisitos técnicos
Com encadernação relativamente recente, colocada provavelmente na segunda metade do século XX. Documento em razoável estado de conservação.
Existência e localização de cópias
-Portugal, Arquivo Nacional Torre do Tombo (Lisboa), coleção LN-Leitura Nova, Ui 0045 (Livro dos Forais Novos de Entre Tejo e Odiana), cópia não integral.-Portugal, Arquivo Histórico Municipal João Francisco da Mouca ( Moura), cópia em suporte digital.
Notas de publicação
Referência bibliográfica- DIAS, Luiz Fernando de Carvalho - Forais Manuelinos Entre Tejo e Guadiana; direcção,transcricão,edição e notas do autor; Fundão; 1965. - PATRÍCIO, Octávio; BACALHAU, Marisa - O foral Manuelino de Moura; ed. Câmara Municipal de Moura, Moura, 2012. (e-book)
Nº visualizações
3004
Data de publicação
29/06/2021 08:37:51