Carta de Foral da Vila de Moura.

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Carta de Foral da Vila de Moura.

Detalhes do registo

Informação não tratada arquivisticamente.

Nível de descrição

Documento composto   Documento composto

Código de referência

PT/MMRA/CMMRA/A/00001

Tipo de título

Formal

Título

Carta de Foral da Vila de Moura.

Datas de produção

1512-06-01  a  1515-11-25 

Dimensão e suporte

1 livro (28 fólios - 260mmx190mm + 4 fólios - 225mmx162mm) - pergaminho

Âmbito e conteúdo

Foral de «leitura nova», concedido por D. Manuel à vila de Moura a 1 de junho de 1512. Inclui para além do texto do foral, que se desenvolve por 21 fólios, o auto de publicação do documento na Câmara de Moura (1515-05-12).O índice do foral é antecedido de um texto em latim que, ocupando cerca de um fólio e meio, transcreve pequenos excertos dos evangelhos do novo testamento.Em aditamento ao foral e previsto no texto do mesmo, surgem-nos mais quatro documentos:O primeiro, um traslado do «regimento do lauzell», feito em Badajoz, que mais não era que um documento onde se estipulavam as portagens e aduana que os castelhanos haviam de pagar ao introduzirem e comercializarem mercadorias na vila de Moura(s.d.).O segundo, um auto de exame e diligência feito pelo juiz de fora e vereadores acerca dos preços que haveriam de pagar as pessoas e cargas na passagem da barca do Guadiana (1515-10-29). O terceiro, um auto de vereação onde se assentaram os preços que se haviam de cobrar pela passagem do batel do Ardila (1515-11-20). Por último, um auto de pregão dos preços e condições assentes nos dois documentos imediatamente atrás referidos (1515-11-25).

Condições de reprodução

As constantes no Guia do Utente do Arquivo Municipal, prevendo-se algumas restrições relacionadas com o estado de conservação dos documentos e o fim a que se destina a reprodução. A reprodução de documentos está sujeita ao pagamento de taxas, constantes da tabela de taxas aprovada pelo Município de Moura. A reprodução para publicação está sujeita a autorização do Sr. Presidente da Câmara Municipal de Moura.

Cota descritiva

CMMRA/A/dc00001/CFR.

Idioma e escrita

Latim e português

Características físicas e requisitos técnicos

Com encadernação relativamente recente, colocada provavelmente na segunda metade do século XX. Documento em razoável estado de conservação.

Existência e localização de cópias

-Portugal, Arquivo Nacional Torre do Tombo (Lisboa), coleção LN-Leitura Nova, Ui 0045 (Livro dos Forais Novos de Entre Tejo e Odiana), cópia não integral.-Portugal, Arquivo Histórico Municipal João Francisco da Mouca ( Moura), cópia em suporte digital.

Notas de publicação

Referência bibliográfica- DIAS, Luiz Fernando de Carvalho - Forais Manuelinos Entre Tejo e Guadiana; direcção,transcricão,edição e notas do autor; Fundão; 1965. - PATRÍCIO, Octávio; BACALHAU, Marisa - O foral Manuelino de Moura; ed. Câmara Municipal de Moura, Moura, 2012. (e-book)

Nº visualizações

2904

Data de publicação

29/06/2021 08:37:51