Santa Casa da Misericórdia de Moura.

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Santa Casa da Misericórdia de Moura.

Detalhes do registo

Informação não tratada arquivisticamente.

Nível de descrição

Fundo   Fundo

Código de referência

PT/AMMRA/SCMM

Tipo de título

Formal

Título

Santa Casa da Misericórdia de Moura.

Datas de produção

1501  a  1956 

Dimensão e suporte

16 m.l. (110 cxs) - papel e pergaminho

Extensões

573 Livros
277 Folhas
20 Maços
23 Cadernos
484 Outros

Entidade detentora

Arquivo Municipal de Moura.

Localidade

História custodial e arquivística

Fundo que transitou das instalações da Biblioteca Municipal de Moura, para o Arquivo Histórico Municipal, no ano de 2000, para integrar o espólio desta instituição.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Transferência da Biblioteca Municipal para o Arquivo Municipal.

Âmbito e conteúdo

A Santa Casa da Misericórdia de Moura foi sem dúvida uma das primeiras a serem fundadas no país, facto hoje comprovado através da sua documentação, pois do fundo fazem parte documentos produzidos no ano de 1501. Instituição que, tal como todas as suas congéneres, se dedicou à prática assistencial, legou-nos um vasto leque de documentação de extrema importância para a história da localidade e seu concelho. Desse amplo conjunto documental podemos destacar desde logo o designado Compromisso Velho, datado de 1627 e os livros de Assentos de Irmãos, onde se registaram os nomes daqueles que serviram a Casa entre 1737 e 1900. A gestão financeira da Instituição encontra-se retratada em 186 livros de receita e despesa que abrangem o período entre 1592 e 1877. Também os 178 livros da Fazenda (1607-1838), entre outros documentos que integram a Gestão Patrimonial, espelham bem a importância dada ao património por aqueles que serviam a instituição.Destaque ainda para os três Tombos que chegaram até nós, dois deles em muito mau estado de conservação, mas que registaram de forma fiel a posse de bens e de direitos adquiridos pela Santa Casa da Misericórdia de Moura ao longo de vários séculos (1501-1853).Por último, uma referência aos livros de registo de defuntos (1526-1865), espécie de registo de óbitos dos livros paroquiais, onde os irmãos registavam os enterros realizados pela Santa Casa da Misericórdia, bem como as esmolas dadas à Casa pelo cumprimento dessa missão.

Sistema de organização

Sistema de organização orgânico-funcional e ordenação cronológica nas séries e subséries.

Condições de acesso

Acesso sem restrições, à exceção de documentos em mau estado de conservação.

Condições de reprodução

Reprodução condicionada a parecer do responsável técnico pelo Arquivo Municipal, o qual terá em consideração a legislação em vigor e o estado de conservação dos documentos a reproduzir.

Idioma e escrita

Português

Instrumentos de pesquisa

- Quadro de classificação e inventário.- Pesquisa disponível no sitio Web do Arquivo Municipal de Moura e no Portal Português dos Arquivos.

Notas de publicação

Referência bibliográficaCORREIA, José António de OLiveira - Santa Casa da Misericórdia de Moura - 1502-2014, Moura, Câmara Municipal de Moura, 2016.

Nº visualizações

3983

Data de publicação

28/06/2021 14:52:32