Família Lacerda - Visconde de Altas Moras
Informação não tratada arquivisticamente.
Nível de descrição
Fundo
Código de referência
PT/AMMRA/FL-VAM
Tipo de título
Atribuído
Título
Família Lacerda - Visconde de Altas Moras
Datas de produção
1454
a
1969
Dimensão e suporte
22 livros e 329 documentos avulsos - papel
Entidade detentora
Arquivo Municipal de Moura.
Estatuto legal
Arquivo privado
História custodial e arquivística
Tratando-se de documentação resultante da atividade da Família Lacerda ao longo de vários séculos é natural que se tenha mantido sempre sob sua custódia, até pelo facto de se tratar de documentação que assegurava a posse e a gestão do património familiar. Como é normal, a documentação em causa foi aos poucos perdendo a sua vocação probatória e ganhando interesse histórico. Esse facto terá sido reconhecido pelos atuais membros da Família que, em fevereiro de 2008, efetuaram um contrato de depósito da referida documentação no Arquivo Municipal de Moura com o objetivo de a mesma ser inventariada e catalogada, de forma a tornar o conjunto documental acessível aos investigadores em geral e, como é óbvio, à própria Família em particular.
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Depósito pelo período de 15 anos, renovável.
Âmbito e conteúdo
Contém essencialmente documentação relacionada com a gestão do património imobiliário que a Família detinha sob a forma de Morgados, nomeadamente os Morgados de Moura (9 livros – 1458/1825), o de Serpa (2 livros – 1530/1858), o de Beja (1 livro – 1567/1774), o de Faro (2 livros – 1654/1781) e o de Lisboa (1 livro – 1580/1871). De destacar ainda um livro de testamentos (1493/1799). Fazem ainda parte deste conjunto documental mais de três centenas de documentos avulsos, também eles na sua maioria relacionados direta ou indiretamente com a gestão do património familiar.
Sistema de organização
Mantém a organização original, em livros que integram os documentos referentes às diferentes localidades onde a Família Lacerda possuía património (Moura, Serpa, Beja, Faro e Lisboa). No interior dos livros os documentos encontram-se ordenados numericamente por Títulos. No que diz respeito aos documentos avulsos, foram organizados segundo uma estrutura tipológica, criada para o efeito após análise documental.
Condições de acesso
Comunicável, exceto a documentação que contenha dados pessoais, aplicando-se nessa situação, o estipulado no n.º 2 e 3, do artigo 17º, do Decreto -lei 16/93, de 23 de Janeiro (Regime Geral dos Arquivos e do Património Arquivístico).
Condições de reprodução
Reprodução condicionada a parecer do responsável técnico pelo Arquivo Municipal, o qual terá em consideração a legislação em vigor e o estado de conservação dos documentos a reproduzir.
Idioma e escrita
Português
Instrumentos de pesquisa
- Relação de documentos entregues para depósito.
Nº visualizações
5993
Publicador
octavio.patricio
Data de publicação
27/01/2023 11:09:03