Marcelino Fialho Gomes-Espólio Fotográfico

Available actions

Reader available actions

 

Marcelino Fialho Gomes-Espólio Fotográfico

Description details

Record not reviewed.

Description level

Collection   Collection

Reference code

PT/AMMRA/MFGEF

Title type

Atribuído

Production dates

1889  to  1970 

Dimension and support

233 fotografias(positivos; p/b);46 cartões de visita; 19 coleções de postais;16 postais individuais - papel

Holding entity

Arquivo Municipal de Moura

Producer

Marcelino Fialho Gomes

Biography or history

Marcelino Fialho Gomes, nasceu a 6 de Outubro de 1880, em Sobral da Adiça, freguesia rural do concelho de Moura.Formou-se em direito pela Universidade de Coimbra. Após concluir os estudos iniciou a sua carreira profissional em Lisboa, onde desempenhou com distinção os cargos administrativos do 4º Bairro de Lisboa. Foi procurador à Junta Geral do Distrito de Beja. (Fonte: CORREIA, José António de Oliveira, Moura Culturas e Mentalidades, CMM, 1997)De regresso ao concelho de Moura, fixa-se na sede de concelho, onde foi Conservador do Registo Civil. Entre Janeiro e Julho de 1926, foi Presidente da Comissão Executiva da Câmara Municipal de Moura.Com uma enorme paixão pelo futebol, durante o seu mandato autárquico desenvolvem-se obras num terreno nas traseiras do Hotel de Moura para aí ser construído um campo de futebol. Ainda sob sua influência, a 31 de maio de 1926, é consumada a cedência do referido campo de futebol à Liga de Foot-Ball e Desportos de Moura, e a 26 de dezembro do mesmo ano é inaugurado o campo de futebol que ficaria para sempre conhecido como «Campo Maria Vitória».Após abandonar o cargo de presidente da Comissão Executiva da Câmara, foi presidente da já mencionada Liga de Foot-Ball e Desportos de Moura, liga amadora, onde militavam quatro equipas de futebol de clubes locais.Entusiasta e grande defensor do património histórico e cultural do seu concelho, integrou a Comissão Municipal de Arte e Arqueologia entre os anos de 1942 e 1954. Durante este período trabalhou intensamente na preservação e valorização da riqueza cultural do seu concelho, junto de homens como o Dr. Fragoso de Lima ou o Sr. José Godinho Cunha. Em 1956 e como forma de materializar o amor que nutria por Moura, resolve transmitir para a Câmara Municipal o direito de propriedade sobre a sua habitação, sita na Esquina da Rua do Escalatrim com a rua da Carneira. Era seu desejo que após a sua morte aí fosse instalada a Biblioteca Municipal e o Museu Arqueológico e Etnográfico. Doava igualmente ao município a sua biblioteca particular com todo o seu recheio.O seu desejo de que o edifício então doado tivesse uma utilização para fins culturais, não seria concretizado, pois a Biblioteca e o Museu, vieram a ocupar o antigo edifício dos Paços do Concelho, na Praça Sacadura Cabral. No entanto, em 2001, parte da sua antiga habitação recebeu o Arquivo Histórico Municipal, realizando-se assim parcialmente a sua vontade. Marcelino Fialho Gomes faleceu a 30 de junho de 1965, encontrando-se os seus restos mortais sepultados no jazigo de família, no cemitério municipal de Moura.

Geographic name

Legal status

Arquivo privado.

Custodial history

O espólio fotográfico do Dr. Marcelino Fialho Gomes terá dado entrada na Câmara juntamente com os restantes bens doados ao município antes da sua morte, ocorrida em 1965. Permaneceu na biblioteca Municipal de Moura até ao ano de 2000, altura em que foi transferido para as instalações do Arquivo Histórico, onde se encontra actualmente.

Acquisition information

Doação

Scope and content

Contém fotografias, cartões de visita e postais.

Arrangement

Organização funcional e temática

Access restrictions

Acesso sem restrições

Conditions governing use

Reprodução condicionada a parecer do responsável técnico pelo Arquivo Municipal, o qual terá em consideração a legislação em vigor e o estado de conservação dos documentos a reproduzir.

Language of the material

Português

Other finding aid

- Quadro de classificação e inventário; - Pesquisa disponível no sitio Web do Arquivo Municipal de Moura e no Portal Português dos Arquivos.