Comissão Inspectora de Exames

Available actions

Reader available actions

 

Comissão Inspectora de Exames

Description details

Record not reviewed.

Description level

Subfond   Subfond

Reference code

PT/AMMRA/ACM-CIE

Title type

Formal

Production dates

1887-05-13  to  1894-08-06 

Dimension and support

1 livro e 3 maços - papel

Producer

Comissão Inspectora de Exames

Biography or history

As Comissões Inspectoras de Exames foram instituidas pelo regulamento para a execução das leis de 2 de maio de 1878 e de 11 de Junho de 1880, datado de 28 de Julho de 1881. De acordo com o capitulo II, artigo 54º, do referido regulamento, deveria existir em cada concelho uma Comissão Inspectora de Exames, composta por um vogal da junta escolar, por ela indicado, pelo administrador do concelho, ou seu substituto e pelo inspector, ou sub-inspector da circunscrição ou círculo escolar.Competia às comissões Inspectoras de exames:- Verificar a autenticidade das relações dos alunos propostos para exame pelos professores ou parentes.- Organizar os juris e designar o lugar, dia e hora de realização dos exames.- Mandar fazer e afixar as pautas dos examinandos, segundo a ordem alfabética dos nomes dos professores ou parentes que os propuseram a exame.- Fiscalizar os actos do juri, dando imediatamente parte ao governo de qualquer abuso ou infracção do regulamento.Em Moura, e segundo os registos dísponiveis, a primeira Comissão Inspectora de Exames, terá tomado posse a 3 de Maio de 1887. Era formada pelo Administrador do Concelho Manuel José Gonçalves Perfeito, pelo Sub-Inspector do Círculo Escolar Joaquim José da Trindade e pelo Vogal da Junta Escolar Manuel Fortunato Xavier Henriques.Outras comissões se lhe seguiram, e desempenharam funções de forma ininterrupta, pelo menos até Agosto de 1894, altura em que deixamos de ter registos escritos.

Geographic name

Legal status

Arquivo Público

Scope and content

Sub-fundo constituído por um livro de actas de sessões da Comissão(1887-1894), por um maço de correspondência recebida(1887-1894), por um maço de editais (1889-1894) e por um maço de mapas estatísticos(1887-1894).

Arrangement

Organização funcional e ordenação cronológica

Access restrictions

Acesso sem restrições

Conditions governing use

As constantes no Guia do Utente do Arquivo Municipal, prevendo-se algumas restrições relacionadas com o estado de conservação dos documentos e o fim a que se destina a reprodução. A reprodução de documentos está sujeita ao pagamento de taxas, constantes da tabela de taxas aprovada pelo Município de Moura.

Language of the material

Português

Physical characteristics and technical requirements

Regular

Other finding aid

Quadro de classificação e inventário