Fotógrafos e Estúdios de Fotografia

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Fotógrafos e Estúdios de Fotografia

Detalhes do registo

Informação não tratada arquivisticamente.

Nível de descrição

Coleção   Coleção

Código de referência

PT/AMMRA/FEF

Tipo de título

Atribuído

Título

Fotógrafos e Estúdios de Fotografia

Datas de produção

1950  a  1983 

Entidade detentora

Arquivo Municipal de Moura

História administrativa/biográfica/familiar

Coleção formada por trabalhos adquiridos pela Câmara Municipal de Moura respeitantes a eventos;atividades, visitas e património, e outros encomendados pela Comissão Municipal de Turismo para fins de propaganda turística e promoção do Município, na sua maioria com vistas da cidade, espaços e monumentos. Destacam-se nesta coleção a grande quantidade de trabalhos produzidos pela Foto Joiarte, por Lino Quintela e uma reportagem fotográfica da autoria de Pedro da Conceição Floreano relativa às primeiras eleições livres em Portugal, na qual retratou a afluência de eleitores às mesas de voto na Vila de Moura.Em cada uma das subcoleções que constituem esta coleção faremos referência à história biográfica dos produtores de cada uma delas.

Localidade

História custodial e arquivística

Tratando-se de uma Comissão Municipal, as imagens adquiridas pela Comissão de Turismo para fins de propaganda turística ou edição de postais, têm permanecido junto à restante documentação da Câmara. Anteriormente à guarda da Biblioteca Municipal, juntamente com a restante coleção de fotos da Câmara, as coleções transitaram em 2001, bem como a restante documentação, para o Arquivo Histórico Municipal de Moura, ano em que o mesmo foi criado.Após transferidas para o Arquivo Histórico foi possível, através da consulta dos Livros de Caixa e Ordens de pagamento da Comissão Municipal de Turismo constituir de certa forma a estrutura da coleção.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Documentos adquiridos aos produtores

Âmbito e conteúdo

Coleção constituída por fotografias a preto e branco de diversos fotógrafos/estúdios e editores, uma vez que a fotografia e a fotomecânica sempre estiveram ligadas desde o início do século XX garantindo uma atividade editorial na qual desenhadores, gravadores, impressores e fotógrafos era indissociáveis.

Tipologia documental

Imagens

Sistema de organização

Coleção estruturada de acordo com o produtor da coleção. Ordenada alfabeticamente pelo nome dos produtores das fotografias.Organizada em sub-coleções referentes a cada um dos fotógrafos/editores que constituem a coleção, as sub-coleções estão ordenadas alfabeticamente.

Condições de acesso

Acessibilidade sem restrições às cópias em suporte digital. Acesso condicionado aos originais.

Condições de reprodução

Reprodução condicionada a parecer do responsável técnico pelo Arquivo Municipal, tendo em consideração a legislação em vigor e o estado de conservação dos documentos a reproduzir.

Idioma e escrita

Português

Instrumentos de pesquisa

Pesquisa disponível no sitio Web do Arquivo Municipal de Moura e no Portal Português dos Arquivos.

Nº visualizações

453

Data de publicação

13/06/2021 22:43:20