Ações disponíveis

Acções disponíveis ao leitor

Partilhar
 

Arquivo Fotográfico Municipal

Detalhes do registo

Informação não tratada arquivisticamente.

Nível de descrição

Coleção Coleção

Código de referência

PT/AMMRA/AFM

Tipo de título

Atribuído

Datas de produção

1990 A data é incerta a 2012 A data é certa

Dimensão e suporte

Inclui um número indeterminado de documentos fotográficos - suporte papel e digital.

Entidade detentora

Arquivo Municipal de Moura

Produtor

Câmara Municipal de Moura

História administrativa/biográfica/familiar

Coleção fotográfica que surgiu da necessidade que o município sentiu de registar e divulgar em imagem as iniciativas decorrentes da sua actividade.São sobretudo fotografias realizadas entre a última década do século passado e o ano de 2012. Muitas tinham como finalidade a divulgação em publicações da responsabilidade do município como o boletim municipal ou a agenda cultural, outras tratam-se simplesmente de registos do património cultural concelhio. Foram realizadas sob a responsabilidade do Gabinete de Imagem e Relações Públicas da Câmara Municipal de Moura, tendo exercido as funções de fotógrafo os seguintes funcionários: Joaquim António Ferro Limpo, João Alberto Ramalho Pereira e Orlando do Carmo Mendes Fialho, que se manteve em actividade até julho de 2014, tendo nesta data sido substituído nas suas funções por Fábio Camacho Moreira.

Localidade

Unidades Territoriais de Portugal (UTP) > Continente > Beja > Moura

Estatuto legal

Organismo Público

História custodial e arquivística

O espólio em questão, que inclui as fotografias em suporte digital e em suporte papel, esteve à guarda do Gabinete de Imagem e Relações Públicas do Município, até ao ano de 2013, transitando por transferência para o Arquivo Histórico em julho do referido ano.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

- Transferência proveniente do Gabinete de Imagem e Relações Públicas da Câmara Municipal de Moura.

Âmbito e conteúdo

Inclui os registos fotográficos resultantes da actividade municipal desde a década de oitenta do século passado até ao ano de 2012. Até cerca do ano 2000 esses registos foram efectuados em suporte de papel, posteriormente passaram a ser registados em suporte digital. Em grande parte são fotografias que retratam iniciativas oficiais da Câmara, como colóquios, reuniões, inaugurações, visitas oficiais, etc. Surgem igualmente documentadas as actividades culturais, sociais e desportivas organizadas pelo municipio.

Esta coleção integra ainda um grande número de registos fotográficos que evidenciam o património cultural do concelho. Nesta área e apenas para referir alguns dos temas representados, podemos destacar as feiras e festas, o património arquitectónico (militar, religioso e civil), a iniciativa «janelas floridas», a herdade da contenda, as profissões em extinção e o artesanato.

Sistema de organização

Foi elaborado um quadro de classificação que teve por base a organização original dos documentos, organização essa atribuída pelos diversos fotógrafos municipais no decorrer da sua actividade. Trata-se de uma classificação temática, em que foi necessário o recurso a subcoleções e subsubcoleções de forma a representar o universo dos temas em questão. Dentro das subcoleções, ou subsubcoleções constituiram-se séries. A ordenação dos documentos é numérica sequencial.

Condições de acesso

Comunicável, excepto a documentação que contenha dados pessoais, aplicando-se nessa situação, o estipulado no n.º 2 e 3, do artigo 17º, do Decreto -lei 16/93, de 23 de Janeiro (Regime Geral dos Arquivos e do Património Arquivístico).

De acordo com as normas internas do Arquivo Municipal, a publicação de fotografias carece de autorização expressa do responsável superior pelo Arquivo.

Condições de reprodução

As constantes no Guia do Utente do Arquivo Municipal, prevendo-se algumas restrições relacionadas com o estado de conservação dos documentos e o fim a que se destina a reprodução. A reprodução de documentos está sujeita ao pagamento de taxas, constantes da tabela aprovada pelo Município de Moura.

Idioma e escrita

Português

Características físicas e requisitos técnicos

Inclui documentos inseridos em suporte digital, necessitando de equipamento adequado à sua leitura.

Instrumentos de pesquisa

- Archeevo - software de gestão de arquivos intermédios e definitivos.