Família Lacerda - Visconde de Altas Moras

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Família Lacerda - Visconde de Altas Moras

Detalhes do registo

Informação não tratada arquivisticamente.

Nível de descrição

Fundo   Fundo

Código de referência

PT/AMMRA/FL-VAM

Tipo de título

Atribuído

Título

Família Lacerda - Visconde de Altas Moras

Datas de produção

1454  a  1969 

Dimensão e suporte

22 livros e 329 documentos avulsos - papel

Entidade detentora

Arquivo Municipal de Moura.

Produtor

Registo Código Tipo de relação Datas da relação
Registo de autoridadeFamília Lacerda - Visconde de Altas Moras Arquivo de Família FL - VAM Produtor

Estatuto legal

Arquivo privado

História custodial e arquivística

Tratando-se de documentação resultante da atividade da Família Lacerda ao longo de vários séculos, é natural que se tenha mantido sempre sob sua custódia, até pelo facto de se tratar de documentação que assegurava a posse e a gestão do património familiar. Como é normal, a documentação em causa foi aos poucos perdendo a sua vocação probatória e ganhando interesse histórico. Esse facto terá sido reconhecido pelos atuais membros da Família, que em fevereiro de 2008 efetuaram um contrato de depósito da referida documentação no Arquivo Municipal de Moura, com o objetivo de a mesma ser inventariada e catalogada, de forma a tornar o conjunto documental acessível aos investigadores em geral e, como é óbvio, à própria Família em particular.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Depósito pelo período de 15 anos, renovável.

Âmbito e conteúdo

Contém essencialmente documentação relacionada com a gestão do património imobiliário que a Família detinha sob a forma de Morgados, nomeadamente os Morgados de Moura (9 livros – 1458/1825), o de Serpa (2 livros – 1530/1858), o de Beja (1 livro – 1567/1774), o de Faro (3 livros – 1654/1781) e o de Lisboa (1 livro – 1580/1871). De destacar ainda um livro de testamentos (1493/1799). Fazem ainda parte deste conjunto documental mais de três centenas de documentos avulsos, também eles na sua maioria relacionados direta ou indiretamente com a gestão do património familiar.

Sistema de organização

Mantém a organização original, em livros que integram os documentos referentes às diferentes localidades onde a Família Lacerda possuía património (Moura, Serpa, Beja, Faro e Lisboa). No interior dos livros os documentos encontram-se ordenados numericamente por Títulos. No que diz respeito aos documentos avulsos, foram organizados segundo uma estrutura tipológica, criada para o efeito após análise documental.

Condições de acesso

Comunicável, exceto a documentação que contenha dados pessoais, aplicando-se nessa situação, o estipulado no n.º 2 e 3, do artigo 17º, do Decreto -lei 16/93, de 23 de Janeiro (Regime Geral dos Arquivos e do Património Arquivístico).

Condições de reprodução

Reprodução condicionada a parecer do responsável técnico pelo Arquivo Municipal, o qual terá em consideração a legislação em vigor e o estado de conservação dos documentos a reproduzir.

Idioma e escrita

Português

Instrumentos de pesquisa

- Relação de documentos entregues para depósito.

Nº visualizações

5279

Data de publicação

22/06/2021 06:35:14